Quarta-feira, 9 de Maio de 2012
Os média na formação a distância
TEMA 1: Os média na formação a distância
Os médias no processo de aprendizagem tem sido um factor muito discutido e os conceitos aqui abordados demonstram maior precessão sobre necessidades individuais, o isolamento dos estudantes e o papel ensino na aprendizagem através dos média.
Com a formação de comunidades de aprendizagem no ensino a distancia tronou-se visível a criação e inserção do aluno através dos médias permitindo a aprendizagem individualizada, fomentando a interacção social, reduzindo a distância transaccional, oferecendo ao estudante a aprendizagem online maior grau de autonomia e controle diferenciando do ensino tradicional onde o aluno assume uma postura passiva na aprendizagem.
Neste projecto de aprendizagem o professor – moderador surge de forma orientadora, fornecendo a quantidade necessária, estrutura e diálogo online que permite aos alunos com mais ou menos qualificações a interagirem, compartilharem experiencias individuais de forma a compreenderem e participarem da sua própria aprendizagem onde o professor só intervém quando é necessário esclarecimentos mais profundos.

Comentário:
A aprendizagem a distancia através dos média atingiu neste momento os seu real objectivo, oferecendo uma aprendizagem de qualidade com interacção, sem isolamento, mas com o auxílio com uma postura observadora por parte do professor-moderador. Tornando-se imprescindível que os educadores conheçam as reais vantagens neste processo de aprendizagem.
A educação a Distancia assume através dos média perspectivas e competências para uma aprendizagem futurista onde com a correta selecção e gestão pode atingir fazendo o uso e implementação dos média no processo de aprendizagem de forma consciente.
Fonte: Fahy, P. (2008) - As Características dos Meios de Aprendizagem Interactiva Online. Texto C, disponibilizado na plataforma da UC.
A Internet

Como vantagens da internet no processo de aprendizagem encontra-se a capacidade de atrair a atenção dos alunos através dos meios e apresenta oportunidades em focar percepções e chamadas imediatas. Os alunos têm a capacidade de mediar, colaborar e cooperar as suas comunicações. Oferece adaptabilidade as necessidades de cada aluno, interacção entre os alunos bem como com os professores. Os alunos participam de forma activa e consciente no seu processo de aprendizagem

Com o surgimento da Web 2 participação do aluno pode ser efectuada, especialmente com comunicações mediadas por computador e no uso de projectos de aprendizagem colaborativa, o seu rápido crescimento é visível e notório.
Com a nova apresentação futurista da Web 3.0 desenvolverá grandes áreas permitindo o alargamento e utilização da internet, valorizando o interesse por dispositivos móveis. A pretensão das novas tecnologias é de se tornarem mas rápidas, seguras e de fácil manuseamento e maior capacidade de armazenamento de informação.
.
Comentários:
Comentários:
A internet surge como um média bastante atractivo, esta estruturado para dar resposta em varias vertentes, apesar de algumas limitações ele destaca-se como um potencializado na comunicação desde as relações pessoais, familiares, profissionais e bem como na perspectiva educacional. Nesta perspectiva a interacção, criatividade, busca e construção individualizada e autónoma da sua própria aprendizagem fazem parte da nova era educacional que já é uma realidade e potencializa este processo de aprendizagem.
Fonte: Fahy, P. (2008) - As Características dos Meios de Aprendizagem Interactiva Online. Texto C, disponibilizado na plataforma da UC.
Sem comentários:
Enviar um comentário