Blogues Educação e Internet "Links"

Posts

Quarta-feira, 9 de Maio de 2012


Os média na formação a distância

TEMA 1: Os média na formação a distância


Os conceitos de coordenação, cooperação e co-construção na aprendizagem são descritos nesta abordagem como a principal função dos meios de comunicação.
Os médias no processo de aprendizagem tem sido um factor muito discutido e os conceitos aqui abordados demonstram maior precessão sobre necessidades individuais, o isolamento dos estudantes e o papel ensino na aprendizagem através dos média.
Com a formação de comunidades de aprendizagem no ensino a distancia tronou-se visível a criação e inserção do aluno através dos médias permitindo a aprendizagem individualizada, fomentando a interacção social, reduzindo a distância transaccional, oferecendo ao estudante a aprendizagem online maior grau de autonomia e controle  diferenciando do ensino tradicional onde o aluno assume uma postura passiva na aprendizagem.
Esperando que os estudantes online sejam capazes de não só entenderem as ideias e conceitos expostos mas também de saber explica-los e articula-los fomentando um processo de aprendizagem autónomo, colectivo, cooperativo, activo, interactivo e co - construtivo.
Neste projecto de aprendizagem o professor – moderador surge de forma orientadora, fornecendo a quantidade necessária, estrutura e diálogo online que permite aos alunos com mais ou menos qualificações a interagirem, compartilharem experiencias individuais de forma a compreenderem e participarem da sua própria aprendizagem onde o professor só intervém quando é necessário esclarecimentos mais profundos.
Através deste estudo é visível a importância, no processo de aprendizagem dos modelos a distancia e presencial, onde destaca-se no ensino presencial os indivíduos obterem uma compreensão significativa é necessário o factor liderança como facilitador incluindo os elementos organização, facilitação no discurso e instrução directa, bem como destacando o modelo a distância que se torna mais eficaz quando o moderador faz o uso correto e adequado dos meios de comunicação assumindo uma postura facilitadora e estimuladora criando condições maior referencia para que os estudantes participem activamente na sua própria aprendizagem.
Comentário:
A aprendizagem a distancia através dos média atingiu neste momento os seu real objectivo, oferecendo uma aprendizagem de qualidade com interacção, sem isolamento, mas com o auxílio com uma postura observadora por parte do professor-moderador. Tornando-se imprescindível que os educadores conheçam as reais vantagens neste processo de aprendizagem.
A educação a Distancia assume através dos média perspectivas e competências para uma aprendizagem futurista onde com a correta selecção e gestão pode atingir  fazendo o uso e implementação dos média no processo de aprendizagem de forma consciente.  

Fonte: Fahy, P. (2008) - As Características dos Meios de Aprendizagem Interactiva Online. Texto C, disponibilizado na plataforma da UC.
A Internet

As tecnologias online utilizadas no ensino aprendizagem tem vindo a crescerem, desenvolverem-se e diversificarem-se, onde encontra-se quase sempre associadas a uma aprendizagem por internet que oferecem iguais vantagens e desafios aos educadores e orientadores.
Segundo vários autores citados neste artigo por Fahy sugerem que o poder da internet assenta em suster o imparável crescimento de ligações que provocaram um potencial aumento das experiencia multissensoriais, tornando a aprendizagem através da internet potencialmente poderosa pelo facto de os seus participantes, alunos e professores fazer parte activa da sua do seu processo de desenvolvimento.

Como vantagens da internet no processo de aprendizagem encontra-se a capacidade de atrair a atenção dos alunos através dos meios e apresenta oportunidades em focar percepções e chamadas imediatas. Os alunos têm a capacidade de mediar, colaborar e cooperar as suas comunicações. Oferece adaptabilidade as necessidades de cada aluno, interacção entre os alunos bem como com os professores. Os alunos participam de forma activa e consciente no seu processo de aprendizagem
Como desvantagens a falta estrutural da Web provoca problemas com a navegação, complexidade, interactividade, perca de tempo durante a busca de informação, ocasionando que os utilizadores se encontrem “perdidos no espaço” , diminuição de interactividade. Por vezes encontra-se informação suspeita sem bases sustentáveis
Com o surgimento da Web 2  participação do aluno pode ser efectuada, especialmente com comunicações mediadas por computador e no uso de projectos de aprendizagem colaborativa, o seu rápido crescimento é visível e notório.
Com a nova apresentação futurista da Web 3.0 desenvolverá grandes áreas permitindo o alargamento e utilização da internet, valorizando o interesse por dispositivos móveis. A pretensão das novas tecnologias é de se tornarem mas rápidas, seguras e de fácil manuseamento e maior capacidade de armazenamento de informação.
.
Comentários:
A internet surge como um média bastante atractivo, esta estruturado para dar resposta em varias vertentes, apesar de algumas limitações ele destaca-se como um potencializado na comunicação desde as relações pessoais, familiares, profissionais e bem como  na perspectiva educacional. Nesta perspectiva a interacção, criatividade, busca e construção individualizada e autónoma da sua própria aprendizagem fazem parte da nova era educacional que já é uma realidade e potencializa este processo de aprendizagem.  

Fonte: Fahy, P. (2008) - As Características dos Meios de Aprendizagem Interactiva Online. Texto C, disponibilizado na plataforma da UC.

Sem comentários:

Enviar um comentário